Você sabia que próximo a Bemol Avenida fica o Teatro Amazonas?

Inaugurado no ano de 1896, o Teatro Amazonas, é um dos maiores símbolos do Ciclo da Borracha quando as seringueiras enriqueciam os grandes latifundiários.

Embora tenha sido inaugurado em 1896 o teatro teve sua história iniciada 15 anos antes, quando seu projeto foi apresentado na Assembleia Provincial do Amazonas pelo deputado Antônio José Fernandes. O primeiro local escolhido para erguê-lo foi a praça Paissandu, que compreende as áreas atuais da avenida Sete de Setembro, rua Henrique Martins e avenida Eduardo Ribeiro. No entanto, a construção não foi possível por ser uma área de igarapé.

O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. No entanto, em meio às discussões a respeito do local para a edificação e os custos da obra, a pedra fundamental só foi lançada em 1884. As obras transcorreram de forma lenta e somente no governo de Eduardo Ribeiro, no apogeu do ciclo da borracha, a construção tomou impulso. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis.

Referência para espetáculos regionais, nacionais e internacionais, o teatro possui diversos ambientes, concebidos com diferentes materiais. É, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividos na fase áurea da borracha.

O teatro oferece visitas guiadas de segunda à sábado das 10h às 17h no valor de R$10, com direito a meia entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *