Profissionais recebem treinamento para incentivar hábitos saudáveis e prevenir o câncer

Oficina no Acre capacita profissionais para prevenir câncer e promover saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está promovendo uma importante iniciativa nos dias 29 e 30 de abril: a Oficina de Capacitação de Multiplicadores para Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis, Atividade Física e Prevenção de Câncer. Realizado de forma virtual, o evento reúne profissionais da saúde dos 22 municípios acreanos para fortalecer as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Parceria estratégica para a promoção da saúde

A oficina é organizada pelos núcleos de Alimentação e Nutrição (NAN) e do Programa Academia de Saúde (Nucpas), ambos vinculados à Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps/Sesacre), em colaboração com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde. O foco principal é capacitar profissionais da saúde para atuarem como multiplicadores de boas práticas junto à população.

Importância da capacitação e fortalecimento da rede de saúde

Esterlinda Barbosa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, destacou o valor da iniciativa: “Foi extremamente gratificante participar deste momento de fortalecimento do trabalho em equipe, incentivo e troca de experiências. A oficina proporcionou um ambiente participativo e acolhedor, com metodologias ativas que favoreceram o compartilhamento de saberes e a busca por soluções conjuntas”. Segundo ela, o investimento em capacitação aprimora a atuação dos profissionais e contribui para elevar a qualidade dos serviços ofertados.

Prevenção do câncer por meio de hábitos saudáveis

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer pode ser prevenido principalmente com mudanças no estilo de vida e controle dos principais fatores de risco. Estima-se a ocorrência de 704 mil novos casos no Brasil entre 2023 e 2025, com destaque para os cânceres de mama, próstata, intestino e pulmão, desconsiderando os casos de pele não melanoma.

  • Alimentação equilibrada
  • Atividade física regular
  • Controle do peso corporal
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso
  • Não fumar

Deltirene Cardoso, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, ressaltou que a qualificação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais da Atenção Primária é fundamental para prevenir o câncer e outras DCNT. Eles são responsáveis por multiplicar os conhecimentos e estimular mudanças positivas na comunidade.

Dados da OMS reforçam a prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 30% a 50% dos casos de câncer podem ser evitados adotando hábitos de vida saudáveis. Além do câncer, fatores como sedentarismo, alimentação inadequada, excesso de peso, tabagismo e consumo excessivo de álcool também elevam riscos para outras doenças crônicas.

Inclusão da comunidade e instituições no combate ao câncer

Além dos profissionais da rede municipal e estadual de saúde, o evento conta com a participação de representantes de instituições de ensino superior e da sociedade civil organizada, fortalecendo assim ações integradas de promoção da saúde em nível estadual.

Para potencializar os cuidados com a saúde, é possível contar com produtos que auxiliam na manutenção do bem-estar e prevenção, disponíveis em farmácias confiáveis. A Farmácia Bemol oferece uma variedade de itens que complementam os cuidados para uma vida saudável.

Posts Recentes