Aprender, descobrir, criar: o brinquedo vai além da pura diversão. Ele é uma ferramenta lúdica necessária para o desenvolvimento de qualquer criança. Por isso, a escolha do brinquedo precisa ser feita com todo o cuidado.
O mercado de brinquedos apresenta opções para todos os tipos de crianças e atividades. De jogos de tabuleiro a carrinhos de corrida. Porém, como escolher o brinquedo mais adequado, seguro e compatível com o pequenino que vai recebê-lo?
O guia Escolha o Brinquedo Certo para a Criança foi criado para ajudar os adultos nesta difícil tarefa. Ele apresenta os principais quesitos que devem ser considerados para uma compra inteligente.
FAZENDO A ESCOLHA CERTA
O brinquedo precisa casar com a idade e personalidade da criança. Por isso, é importante conhecer a criança que vai ser presenteada.
Caso o brinquedo seja para uma crianças que o adulto ainda não conhece – um colega de sala do filho ou da filha, por exemplo – o melhor é telefonar para o responsável pela criança para obter informações sobre ela.
Do contrário, você vai investir em algo que não vai ser atrativo para a criança nem importante para seu desenvolvimento.
Há vários pontos que devem ser considerados no momento da compra, tais como faixa etária, propósito, selo INMETRO.
BOAS PRÁTICAS DE USO
Brinquedos precisam ser manuseados, armazenados e tratados com cuidado, para manter sua durabilidade e garantir a segurança da crianças. Por conta disso, é importante atentar para algumas importantes práticas de uso:
- 1. Descarte corretamente a embalagem e suas peças. De preferência, encaminhe-as para reciclagem.
- 2. Leia atentamente o manual oferecido pelo fabricante. Cada marca/modelo de brinquedo possui orientações de uso específicas.
- 3. Mantenha o produto em local protegido do sol, da chuva e do calor excessivo.
- 4. Evite deixar que crianças mais velhas manuseiem brinquedos feita para crianças de pouca idade, e vice-versa. Isso pode evitar a quebra do produto ou acidentes.
- 5. Procure, sempre que possível, brincar com as crianças. A interação em família nas brincadeiras é bastante saudável.
- 6. Brinquedos possuem prazo de validade. É importante, então, observar na embalagem o prazo de validade do produto adquirido.
- 7. Caso o brinquedo esteja ainda em perfeitas condições de uso e a criança não tenha mais interesse em manuseá-lo, doe o produto para uma instituição de caridade.
- 8. Estimule a criança a emprestar o seu brinquedo a outras e a brincar coletivamente.
- 9. Não deixe que crianças muito pequenas brinquem sem supervisão de um adulto.
- 10. Limpe o brinquedo conforme as recomendações do fabricante.
Confira nossas opções de brinquedos Página Especial do site da Bemol para o Dia das Crianças clicando aqui.