Acontece no dia 8 de abril o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o crescimento dos índices da doença.
O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outra região do corpo.
Tendo causas variadas, o câncer pode surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em seu cotidiano ou também por fatores internos, que na maioria são geneticamente predeterminados.
No Brasil, é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar às pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.
Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.
Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar, ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos, evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.
Além de praticar atividades físicas regularmente, deve-se evitar a exposição prolongada ao sol e fazer exames regulares pois ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.
Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.