Na hora da compra de alimentos é necessário atenção dobrada. A maioria dos problemas de toxinfecção ocorre em função do alimento ser exposto a temperaturas e manipulações inadequadas, além de aspectos ligados à Higiene. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você.
1- Faça uma lista de compras
Fazer uma relação de alimentos que faltam em sua despensa e geladeira, com a quantidade necessária a ser comprada, evita riscos do desperdício e de consumir um produto com prazo de validade vencido.
2- Observe o local das compras
Independente do local onde realizará a compra (supermercado, mercearia, mercadinhos) verifique o local, observe a limpeza (prateleiras, chão, bancadas), a aparência dos atendentes (uniformes limpos), além da organização e disposição dos produtos. O armazenamento e manuseio correto dos produtos garantem sua conservação.
3- Observe os rótulos
Você poderá fazer uma escolha bem informada dos alimentos que compra, instruções de preparo e cuidados na conservação. Além disso, verifique o prazo de validade e a integridade das embalagens, não compre e nem consuma alimentos com prazo de validade vencido, embalagens furadas ou latas amassadas, estufadas ou enferrujadas.
4- Compre os alimentos perecíveis por último
São chamados de perecíveis aqueles alimentos que devem ser mantidos em condições especiais de temperatura para sua conservação (refrigerantes e congelados). Por isso, esses alimentos devem ser colocados no carrinho de compras por último para não sofrer danos.
5- Saiba se esta bom para o consumo
Na hora de escolher frutas, legumes e hortaliças observe a cor, o aroma, o frescor e a integridade. Evite apertar demais ou bater, pois causam danos e facilitam o apodrecimento.
Na hora de comprar carnes bovinas, aves, peixe, carne suína e frutas, armazene imediatamente quando chegar na sua casa. Jamais guarde alimentos juntos com produtos de limpeza.