Bemolthon edição ‘Logística Reversa’ tem início nesta sexta-feira (29) em Manaus

Teve início nesta sexta-feira (29), a maratona Bemolthon, uma competição tecnológica que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções criativas para a gestão de resíduos eletrônicos promovida pela Bemol. O Bemolthon edição ‘Logística Reversa’ conta com a participação de colaboradores de todas as áreas da Bemol e do público externo interessado em fornecer soluções à empresa e acontece até o próximo domingo (31). 

Nesta edição, o foco será exclusivamente nos desafios voltados à gestão de resíduos eletrônicos, visando possibilitar o gerenciamento desses resíduos para os clientes Bemol. O evento é realizado no Casarão de Inovação Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, no Centro de Manaus, com abertura online e três dias de atividades presenciais seguindo os protocolos sanitários exigidos para o combate a Covid-19.

O conceito de Logística Reversa foi implementado pela Lei Federal 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Nela, fabricantes, transportadoras e clientes passaram a ser responsabilizados pelo correto retorno dos produtos descartados pelos consumidores visando amenizar o impacto ambiental gerado.

A Bemol Digital, provedora da frente tecnológica da Bemol, é a organizadora do evento que disponibilizou 56 vagas para a competição. Para Mariana Leite, Gerente de Negócios e ESG da Bemol, o evento faz reflexões importantes sobre como podemos discutir a vida útil dos recursos tecnológicos sem ignorar o impacto desses dispositivos no meio ambiente e comunidades. “Nesta edição do Bemolthon trazemos um tema importante para as discussões da economia circular, onde podemos nos aprofundar através da logística reversa acerca da vida útil dos recursos, na correta destinação de materiais e equipamentos e possível aproveitamento”, afirmou Mariana. 

“Diferente das outras edições com foco em tecnologia, o Bemolthon Logística Reversa traz uma jornada de cocriação entre diferentes áreas do conhecimento que inclui: sustentabilidade, negócios, inovação e muito aprendizado para a comunidade multidisciplinar de profissionais, estudantes e a sociedade em geral. A Bemol está cada vez mais se conectando com as boas práticas da estratégia de ESG e acredita que através de eventos como esse é possível aprender e construir em conjunto”, conclui a  Gerente de Negócios e ESG. 

Nos três dias de evento presencial serão fornecidos alimentação, bebida e materiais básicos (papel, caneta, post-it e fita adesiva) além da infraestrutura, equipe de suporte e mentores para o desenvolvimento do projeto. Equipamentos eletrônicos como notebooks devem ser levados pelos membros da equipe. O projeto construído deverá ser apresentado no último dia de evento (31) para os jurados que irão eleger as três equipes vencedoras a receberem as premiações. 

Premiação 

A premiação das equipes será feita em Vale-Crédito, sendo o primeiro lugar $5.000,00; o segundo R$3.000,00 e o terceiro R$1.000,00. Os prêmios serão divididos igualmente entre os membros da equipe e pagos individualmente. Os prêmios serão entregues em até 30 dias úteis após a data da divulgação dos resultados. 

Programação

Sexta-feira (29/10): Casarão da Inovação Cassina, das 17h às 20h.

Sábado (30/10):Casarão da Inovação Cassina, das 8h às 17h.

Domingo (31/10): Casarão da Inovação Cassina, das 8h às 17h.

Posts Recentes

Deixe um comentário