GUIA DE COMPRAS – TV

Você está para comprar uma televisão e não sabe qual é o aparelho ideal para você? Pensando nisso, preparamos o guia de compras de televisores.

Antes de ler este guia, pense um pouquinho na função de entretenimento que a TV nova terá em sua casa.

A televisão será usada principalmente para assistir filmes? Jogar games? Torcer pelo seu time favorito?

Definir a principal utilidade de sua futura TV fará com que você tome uma decisão mais acertada na hora de comprar sua televisão.

Fazendo a escolha certa!

Plasma
O modelo de plasma é aquele que forma a imagem digitalmente. Possui cores fortes e ângulos de visão bastante amplos. É indicado para ambientes escuros.

LCD
A televisão de LCD possui tela de cristal líquido. Ela é mais fina e leve que a TV de plasma, consome pouca energia e é especialmente indicada para ambientes bastante iluminados ou com janelas em volta do aparelho, pois impede o reflexo na tela.

LED
A TV de LED gera imagens ainda mais nítidas e com melhores contrastes que as demais, é mais leve e mais fina. Ela também consome 40% menos energia que a TV de LCD e suas peças são atóxicas.

Os televisores oferecem vários tipos de resolução, de acordo com o modelo. As TVs HD são de alta definição, enquanto as TVs Full HD proporcionam a melhor imagem possível de ser obtida pelas transmissões digitais.

As principais resoluções disponíveis no mercado são as seguintes:

Resolução HD (720p)
Diante do advento dos dispositivos móveis com telas sofisticadas e de TVs LCD, LED, Plasma e para fins cada vez maiores, o mercado adotou uma resolução padrão não só para diminuir os problemas na exibição de conteúdo nesses dispositivos como também para apresentar um apelo fortemente comercial. É aí que surge o que conhecemos como resolução HD, sigla para High Definition (Alta Definição).

O HD faz referência à resolução de 1280 x 720 pixels, que por sua vez combina com telas widescreen (16:9). Em geral, as imagens que respeitam essa resolução apresentam qualidade bastante satisfatória.

Resolução Full HD (1080p)
Se o HD já resulta em imagens muito boas, o Full HD aparece para oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora. O termo, que também pode ser abreviado como FHD (embora essa sigla seja pouca usada), representa a resolução de 1920 x 1080 pixels.

Tal como o HD, o Full HD ganhou forte apelo comercial, algo no estilo “o HD é bom, mas o Full HD é ainda melhor”. Equipamentos um pouco mais sofisticados são o alvo desse tipo de tela, como é o caso dos smartphones, além de monitores e TVs de diversos tamanhos.

A resolução Full HD também é reconhecida nas especificações da HDTV e, consequentemente, recebe uma denominação orientada à quantidade de linhas em Progressive Scan: 1080p. Assim, você já sabe que um dispositivo que ostenta esse nome em suas especificações é Full HD.

Resolução 4K (UHD ou 2160p)
Ainda estamos apreciando nossos dispositivos Full HD, mas a indústria não perdeu tempo e já tornou realidade um padrão superior (quatro vezes superior). Na verdade, a resolução 4K, que representa a generosíssima combinação de 3840 x 2160 pixels.

Também chamada de Ultra HD (UHD), a resolução 4K começou a ser desenvolvida em 2003, passando a ser usada pra valer em meados de 2006, pelo cinema.

Tal como nos demais padrões, a resolução 4K também tem suas variações. A combinação de 3840 x 2160 pixels é tida com a principal porque é a resolução existente nas especificações do Ultra HD Television, também conhecido como UHDTV.

No meio de tantas resoluções, você pode estar se perguntando: qual é a melhor? Bom, depende.

Para quem vai comprar uma TV, já há vasto conteúdo oferecido em HD ou mesmo em Full HD a partir de Blu-ray ou serviços on-line como Netflix, por exemplo.

De nada adianta ter uma televisão de dimensões generosas em um ambiente pequeno. O tamanho das televisões, medido em polegadas, tem relação direta com a distância entre a tela e  seus olhos.

Para escolher o tamanho certo, siga a tabela abaixo:

Tamanho ideal Distância
De 13” a 26” 1 m
32” 1,15 m
37” 1,30 m
40” 1,60 m
De 42” a 47” 1,80 m
50” 1,95 m
55” 2,10 m
60” 2,30 m
65” 2,50 m

O televisor não é um eletroeletrônico barato e sua manutenção pode pesar no orçamento.

Por isso, é necessário que você cuide corretamente de sua TV. Aqui vão algumas dicas de boas práticas de uso:

Compre sua TV pelo site da Bemol, clique aqui.

Posts Recentes

Deixe um comentário