GUIA DE COMPRAS – FORNO A GÁS

É verdade que os fornos elétricos estão conquistando cada vez mais usuários. Porém, não há como negar que o forno a gás – chamado por alguns de forno industrial – permanece firme no mercado por conta de suas inúmeras qualidades.

Pratos que necessitam de um longo período de cozimento ficam muito mais saborosos quando preparados em um forno a gás. Em termos de economia, por consumir pouca ou nenhuma eletricidade na hora do cozimento, o forno a gás ajuda a poupar na conta de luz. Além disso, ele tende a preparar alguns alimentos com muito mais rapidez que outros tipos de fornos. Como resistir a tantas vantagens?

FAZENDO A ESCOLHA CERTA

Embutido ou de bancada?

Assim como os outros tipos de fornos, o forno a gás pode ser embutido no mobiliário da cozinha ou ainda colocado sobre uma bancada. Cozinhas planejadas que possuem opção para gás encanado devem preferir fazer uso do modelo embutido. Mas se sua cozinha já estiver montada e sem espaço para instalar um modelo embutido, vai ser preciso comprar um modelo de bancada, popularmente chamado de assador, que tenha um tamanho compatível com a área onde o produto vai ser colocado.

Capacidade do forno

A capacidade do forno a gás é medida em litros (L). Fornos a gás com capacidade inferior a 30 litros são mais indicados para assar e esquentar pequenas porções de alimento. Já quem possui uma família numerosa ou adora cozinhar para várias pessoas deve investir em um forno com capacidade superior a 30 litros.

Características das prateleiras

O forno pode vir com uma ou mais prateleiras, e elas podem ser removíveis ou não. Os fornos com mais de uma prateleira permitem o preparo de dois ou mais alimentos ao mesmo tempo. Já as prateleiras removíveis ou com corrediças facilitam tanto a retirada do alimento do forno quanto a limpeza do produto. Além dessas características, é possível encontrar no mercado fornos com regulagem de altura das prateleiras, que levam ainda mais praticidade ao preparo dos alimentos.

 

Gás encanado ou de botijão?

O gás encanado (GN, ou seja, gás natural) é aquele que chega à residência através de uma rede de distribuição. Já o gás de botijão (GLP) é um grande conhecido das famílias brasileiras, principalmente por quem mora em casas, sítios ou fazendas. Alguns fogões utilizam apenas um tipo de gás, enquanto que outros aceitam tanto GN quanto GLP. Por isso, é importante verificar esse quesito no descritivo do forno de seu interesse. Além disso, verifique se ele vem com o Selo Conpet A de eficiência, que assegura menor impacto ambiental.

Conheça nossas opções de forno a gás em nosso site: clique aqui.

Posts Recentes

Deixe um comentário