DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA

Com pequenas mudanças no dia-a-dia, podemos poupar eletricidade e ajudar o planeta. Para que isso aconteça, é necessário mudanças de hábitos e atitudes. Poupar eletricidade não só ajuda o planeta como também o seu bolso. Confira as dicas de como economizar energia que preparamos para você:

Chuveiro Elétrico
image (20)

Este é um dos aparelhos que mais consomem energia. Por isso o ideal é evitar seu uso nos horários de maior consumo de energia (18h às 19h30 e no horário de verão das 19h às 20h30). Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição menos quente. Feche a torneira enquanto se ensaboa.

Tire os aparelhos da tomada

image (13)

Tudo que você deixa em stand by na sua casa (a TV, o DVD, o computador, o rádio e todos aqueles aparelhinhos que ficam com uma luzinha acessa quando você “desliga”) estão gastando muita energia. Retirar da tomada quando não estiver utilizando algum deles pode ser uma ótima ajuda para reduzir drasticamente a sua conta de luz. Outras estratégias relacionadas a tomadas também podem te ajudar a economizar energia como, por exemplo, não deixar carregadores conectados, evitar o uso de benjamins e não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada.

Troque as lâmpadas

image (16)


Uma simples troca de lâmpada pode lhe ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz. As lâmpadas tradicionais, também conhecidas como incandescentes, têm a cor mais amarelada e gastam, pelo menos, 75 watts para funcionar normalmente. Trocar uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, pode passar o consumo de cada luminária para cerca de 15 watts. Já as lâmpadas de LED são as melhores alternativas encontradas no mercado para iluminação de ambientes. Elas consomem incríveis 9 watts, contra os valores de 75 e 15 watts apresentados pelos outros tipos de lâmpadas.

Valorize a iluminação natural da casa

image (18)

Evite acender lâmpadas deixando as cortinas e janelas abertas para a luz natural entrar. Dê preferência a cortinas de tecidos mais leves e translúcidos que permitam a passagem da luz do sol, como o voil.

Pinte paredes com cores claras
image (19)
Use sempre tintas claras para pintar as paredes dos cômodos que você vai frequentar mais, como o quarto ou a sala de visitas, e sempre que possível conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a maior incisão de raios solares na casa.

Faça sua geladeira economizar

uso_geladeira1_7111101520327811

Verifique se a geladeira está funcionando normalmente, se a vedação da porta está perfeita e se você não está deixando ela aberta. Além disso crie o hábito de desgelar o eletrodoméstico com frequência, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia.

Regule a temperatura da geladeira no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo, e não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico;

Use TV e ar condicionado de maneira inteligente
shutterstock_124533580
TV e ar condicionado: o primeiro nunca deve ficar ligado enquanto você dorme (para evitar que isto aconteça, use sempre a função ‘timer’, para programar que ela desligue sozinha); e o segundo só deve estar ligado quando você estiver utilizando aquele cômodo.

Acumule roupas para passar e lavar
image (17)
Quando utilizar a máquina de lavar, use a estratégia de acumular muita roupa para colocar na máquina de uma só vez, permitindo que ela trabalhe com o máximo da sua capacidade e com intervalos maiores, não sobrecarregando o consumo de energia.

Ao passar roupas, habitue-se a juntar a maior quantidade possível de peças e passá-las todas de uma só vez. Evite ligar o ferro de passar roupas nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois o aparelho sobrecarrega a rede de energia elétrica.

Viaje e economize

Quando for passar algum tempo longe de casa, desligue a chave geral de energia

 

Posts Recentes

Deixe um comentário