PROJETO ARQUEARIA INDÍGENA

O Projeto Arqueria Indígena é uma iniciativa a longo prazo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)  para formação de atletas de alto rendimento, que contribuirão no fortalecimento da equipe brasileira de Tiro com Arco em competições locais, nacionais e mundiais. Dessa forma, colaborando para a valorização da cultura indígena na sociedade.

Seis jovens das etnias Kambeba, Baré e Karapãna, com idade entre 14 e 18, estão em Maricá (RJ) para participar do 7° Campeonato Brasileiro Infantil, Cadete, Juvenil de Tiro com Arco Outdoor 2014.

As modalidades serão arco recurvo e composto em conformidades com as regras da World Archery e da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO).

Desde a primeira seleção,  os jovens foram  treinados pelo técnico da Federação Amazonense de Tiro com Arco, Roberval Fernando dos Santos. O mesmo afirma que o esporte Tiro no Arco é diferente do que os indígenas estavam acostumados a praticar, no entanto, na primeira seletiva percebeu diversos talentos.

Márcia Lot, coordenadora do Projeto, acredita que o Projeto Arqueria Indígena é um instrumento de mudança e disciplina dos jovens indígenas. “Os participantes do projeto estão sendo transformados como pessoas, muito melhores nos estudos, e seus pais elogiam a mudança do comportamento deles em suas casas”, explica Márcia.

O Projeto Arqueria Indígina conta com a parceria do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria do Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel), Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) e patrocínio das Lojas Bemol e Fogás.

Foto: Bruno Kelly

Posts Recentes

Deixe um comentário