DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Brasil é um dos países que mais realiza transplantes. A doação de órgãos e tecidos sem dúvidas, garante uma nova vida a pacientes com problemas graves que dependem do transplante.

Quem espera na fila, precisa cada vez mais  de pessoas solidárias que conhecem a importância da doação de órgãos.

Você sabe como efetuar a doação?

A doação de órgãos pode ser feita por pessoas com idade média entre 0 e 60 anos. Os doadores potenciais são principalmente vítimas de Acidentes Vascular Encefálico (hemorrágico ou isquêmico), Traumatismo Crânio Encefálico, Encefalopatia Anóxica e Tumor Cerebral Primário, assistidos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais e pronto-socorros.

Do doador falecido podem ser retirados rins, córneas, pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, pele, ossos e tendões. A família pode autorizar a retirada de todos eles ou optar pela doação de apenas um ou alguns órgãos específicos. Se no local onde ocorreu a morte, não for possível fazer a doação total, a família será informada.

No Amazonas, por exemplo, as prioridades são as doações de rins e córneas, órgãos já transplantados no Estado.

Em hipótese alguma os órgãos podem ser vendidos. A venda de órgãos é crime. No Brasil, todas as etapas relacionadas à doação e ao transplante de órgãos e tecidos são realizadas sob a coordenação das Centrais Estaduais de Transplantes.

Saiba mais  em www.doeorgaos.am.gov.br

Posts Recentes

Deixe um comentário