É comum para quem sofre de alergia espirrar ao entrar em casa. Isso se deve porque dentro de casa existem muitos alérgenos que causam as alergias domésticas. Para ajudar a tornar a sua casa um lugar menos incômodo, reunimos para você algumas dicas de cuidados com a limpeza e organização da casa de alérgicos:

Chão 

– Prefira revestimentos lisos, como cerâmica e porcelanatos. Esses pisos são fáceis de limpar e não soltam pó como algumas madeiras ao envelhecerem.

– Sempre que perceber que o chão está com poeira ou pelos, limpe-os imediatamente usando um pano úmido ou um aspirador e nunca uma vassoura, pois ela espalharia e levantaria a poeira causando uma crise alérgica.

Cortina

– As cortinas devem ser lavadas frequentemente para evitar o acúmulo de poeira, pelos e o surgimento de ácaros.

Sofá

– Os sofás, devem ser mantidos limpos e colocados para tomar sol sempre que possível se forem de tecidos.  O melhor revestimento de sofá para quem é alérgico é couro sintético, pois ele não acumula pó e pode ser limpo com facilidade.

Banheiro

– Evite que bolor se cumule nas paredes e teto do banheiro. Como banheiros são úmidos, os fungos podem aparecer e causar manchas escuras esverdeadas nas paredes e isso é extremamente nocivo para a saúde.

– Quartos e salas que dividem parede com banheiros também devem ser checados de tempo em tempo para conferir se não há bolor nas paredes.

Roupa de cama

– A roupa de cama deve ser trocada sempre e colocada no sol para evitar a umidade e consequentemente o surgimento de ácaros.

Ar-condicionado

– Fique sempre atento para manter o equipamento higienizado conforme as recomendações do fabricante. Ar-condicionado sujo desencadeia crises alérgicas, pois esses aparelhos acumulam muitos alérgenos (ácaro, pó, pelos de animais, bolor, etc.)

Armário e Roupeiros

– Os armários e roupeiros, locais fechados e sem ventilação devem ser higienizados semanalmente. No guarda roupa, o ideal é não amontoar muitas roupas em um só compartimento. Quanto aos armários de cozinha, deve-se verificar semanalmente se as embalagens estão íntegras e se não há aparecimento de mofo.

Dicas gerais

O mais importante é sempre manter a casa bem arejada, evitando a umidade que pode provocar o surgimento de bolor. Além disso, colocar tecidos e estofados no sol da manhã ajuda a combater os ácaros, opte por produtos que não sejam feitos de materiais que possam causar a alergia para lavar a roupa de cama. Tomando os devidos cuidados, é possível proteger sua casa dos agentes alérgicos e diminuir as chances de ter crises frequentes de alergia.

 

Posts Recentes

Deixe um comentário