Geralmente usado na culinária, o limão é uma fruta ácida e amarga. Mas, essa fruta pode auxiliar em tarefas que você nem imagina e ainda substituir alguns produtos de limpeza, remover manchas e espantar insetos. Pensando nisso, reunimos para você 10 maneiras diferentes de utilizar o limão:

1. Eliminar odores

Para remover os odores de alimentos fortes,  como peixe, alho, cebola ou até mesmo o cheiro desagradável da comida que ficou guardada na geladeira, corte um limão, esprema o suco em um copo e coloque-o por um tempo no local do mau cheiro.

2.  Espantar insetos

Alguns insetos como aranha, formigas e pulgas, são muito sensíveis ao cheiro. Por isso, para espantá-los, basta adicionar uma quantidade de suco de um limão em um litro de água e aplicar  à mistura de lavar o chão, limpar vidros, janelas e portas.

3. Limpar vidros

O limão pode substituir alguns produtos de limpeza nas atividades domésticas, pois ele tira manchas difíceis de vidros e espelhos. Misture o suco de 1/2 limão em uma bacia com água, umedeça uma esponja e aplique no vidro fazendo movimentos circulares. Finalize aplicando um pano seco no local.

4. Remover manchas

Além de manchas em vidros e espelhos, o limão também é eficaz na remoção de manchas de suor, mofo, vinho e gordura em tecidos de roupas, tapetes, lençóis entre outros. Para isso, coloque a peça manchada de molho em uma bacia com água, em seguida aplique uma mistura de limão e sal em cima da mancha e esfregue bem.

5. Banheiros mais limpos

Para deixar as peças do banheiro mais limpas , misture suco de limão na água, esfregue e deixe descansar por alguns minutos e em seguida enxágue com bastante água.

6. Inox brilhante

Para manter as panelas e utensílios de aço inox mais brilhantes, corte o limão ao meio, mergulhe no sal e esfregue sobre a superfície do objeto. Em seguida, retire a mistura com água corrente.

7. Conservar os alimentos

Para evitar que as frutas, como banana, maçã, pêra, abacate e alguns legumes fiquem com uma tonalidade marrom quando cortados ao meio, esprema um pouco de limão no pedaço do alimento que não irá consumir de imediato. Você também pode evitar que a alface fique murcha, deixando as folhas mergulhadas em água gelada com suco de limão, por uma hora.

8. Aliviar má digestão e azia

Para aliviar o mal-estar e a sensação de desconforto no estômago logo após comer alimentos muito pesados ou gordurosos, esprema uma limão em um copo d’água e beba.

9. Aliviar a ressaca

O limão ajuda a reidratar e equilibrar o pH do corpo, aliviando a ressaca. Esprema um limão na água morma ou chá e beba. A mistura é um pouco amarga, mas irá aliviar a sensação de mal-estar.

10. Dor de garganta

Quando estiver com gripe muito forte e com dor de garganta, faça um gargarejo com a mistura de meio limão espremido na água morna com sal. O limão ajuda a desinchar a garganta e matar as bactérias.

Posts Recentes

Deixe um comentário