5 DICAS DE COMO COMPRAR ALIMENTOS COM SEGURANÇA

Na hora da compra de alimentos é necessário atenção dobrada. A maioria dos problemas de toxinfecção ocorre em função do alimento ser exposto a temperaturas e manipulações inadequadas, além de aspectos ligados à Higiene. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você.

1- Faça uma lista de compras

Fazer uma relação de alimentos que faltam em sua despensa e geladeira, com a quantidade necessária a ser comprada, evita riscos do desperdício e de consumir um produto com prazo de validade vencido.

2- Observe o local das compras

Independente do local onde realizará a compra (supermercado, mercearia, mercadinhos) verifique o local, observe a limpeza (prateleiras, chão, bancadas), a aparência dos atendentes (uniformes limpos), além da organização e disposição dos produtos. O armazenamento e manuseio correto dos produtos garantem sua conservação.

3- Observe os rótulos

Você poderá fazer uma escolha bem informada dos alimentos que compra, instruções de preparo e cuidados na conservação. Além disso, verifique o prazo de validade e a integridade das embalagens, não compre e nem consuma alimentos com prazo de validade vencido, embalagens furadas ou latas amassadas, estufadas ou enferrujadas.

4-  Compre os alimentos perecíveis por último

São chamados de perecíveis aqueles alimentos que devem ser mantidos em condições especiais de temperatura para sua conservação (refrigerantes e congelados). Por isso, esses alimentos devem ser colocados no carrinho de compras por último para não sofrer danos.

5- Saiba se esta bom para o consumo

Na hora de escolher frutas, legumes e hortaliças observe a cor, o aroma, o frescor e a integridade. Evite apertar demais ou bater, pois causam danos e facilitam o apodrecimento.

Na hora de comprar carnes bovinas, aves, peixe, carne suína e frutas, armazene imediatamente quando chegar na sua casa. Jamais guarde alimentos juntos com produtos de limpeza.

 

Posts Recentes

Deixe um comentário