PNEU – GUIA DE COMPRAS

Os carros e motocicletas geralmente são os grandes objetos de desejo de muita gente. Não é raro ver homens e mulheres “namorando” aquele “carrão” ou aquela moto que cruza a avenida, logo a sua frente.

Pensar sobre os vários acessórios que um carro moderno pode ter também é algo bastante prazeroso para quem sonha em planar sobre duas ou quatro rodas pela cidade.

2017-07-18

O que pode ficar esquecido ao se pensar sobre o veículo é justamente aquilo que os mantém de pé: os pneus.

Ter que pensar em comprar pneus novos pode parecer uma dor de cabeça que começa com os primeiros sinais até o “gran finale”: o pneu estoura. Você não precisa transformar a troca de pneu do seu carro em um pesadelo.

Apesar de que, ao consultar uma loja, os pneus pareçam todos iguais e seus fabricantes sempre destacam as mesmas qualidades, mas não se engane, há importantes diferenças entre eles.

Para não ser surpreendido com o preço dos novos pneus, você deve ter algum conhecimento prévio antes de comprá-los. Caso você não ache que precise comprar pneus novos, é igualmente importante prestar atenção em alguns detalhes que poderão salvar seu tempo e dinheiro.

Abaixo você verá algumas dicas que vão ajudá-lo a identificar possíveis problemas nos pneus do seu carro.

Como saber se preciso comprar pneus novos?

Medição do TWI.

2016-07-05 (1)

Tie Wear Indicator ou TWI é o indicador de desgaste do pneu do seu carro. Os TWI são pequenas marcas localizadas entre os sulcos dos seus pneus.

Quando o desgaste do pneu alcançar a mesma altura das marcas do TWI é sinal de que o pneu atingiu a marca máxima de desgaste e que você deve trocar seu pneu.

Avarias na superfície.

image (10)

Se você perceber que os pneus do seu carro, ainda que não estejam furados, apresentam bolhas ou cortes, fique atento. É muito comum, em especial quando nos deparamos com estradas esburacadas ou com ruas mal asfaltadas, que os pneus sejam os primeiros a sofrer.

Bolhas e rasgos podem não oferecer riscos aparentes, mas em grandes quantidades são sinais de que os pneus já não suportam as ruas nas quais estão correndo.

Suspensão e pressão.

Calibre seus pneus com frequência para se certificar se eles estão com a suspensão e pressão adequadas. Verifique os valores ideais de cada uma delas no manual de seu veículo para comparar com os valores que obtém ao calibrar os pneus em um posto de gasolina.

Após verificar a situação dos pneus de seu carro, caso você tenha percebido que eles não foram aprovados nos seus testes de qualidade, é hora de ir às compras.

Para comprar pneus para o seu carro, você deve estar atento. Abaixo você encontrará algumas dicas que vão auxiliar você nesta próxima tarefa.

Compare com os pneus antigos

Já é conhecida a frase: “em time campeão não se mexe”. Caso você tenha tido uma boa experiência com os pneus que vieram de fábrica, tente comprar exatamente os mesmos pneus.

Neste caso, não aceite as marcas similares ou parecidas. Se sua experiência tem sido boa, não há porque arriscar.

Lembre-se de que os pneus que vieram com o seu carro foram testados pelo fabricante e provavelmente são os mais adequados ao seu modelo.

Se os pneus originais não estão mais disponíveis, então avalie os similares que são sugeridos pelos vendedores nas lojas.

Roda e pneu

Caso tenha sido feliz com seus pneus anteriores, mas quer dar um upgrade na sua experiência com o carro, então busque pneus melhores.

Você pode querer mudar a medida de seus pneus para obter um passeio mais confortável, para isso tem que observar o diâmetro das rodas.

Se trocar as rodas por outras de maior diâmetro, lembre-se de que o pneu deve ter 30% a 10% de folga em relação ao tamanho da roda.

Pneus usados

2016-07-05 (2)

Uma frase de conhecimento popular é bastante importante ao se pensar em comprar pneus usados: “o barato sai caro”.

Evite comprar pneus usados para o seu carro, pois eles podem causar inúmeros problemas.

Os conhecidos pneus recauchutados ou pneus reformados podem durar até a metade do tempo de vida de um pneu novo.

Os pneus recapados são aqueles reformados utilizados apenas em veículos de grande porte como caminhões e ônibus e são igualmente arriscados.

Fazer as contas não é difícil, neste caso é bastante claro que compensa fazer aquela economia para adquirir pneus novos. Seguindo as dicas oferecidas aqui, poderá analisar e comprar pneus novos para o seu carro sem grandes dores de cabeça.

Agora que você já sabe como comprar o seu pneu novo, aproveite as ofertas de pneus que trazemos para você clicando aqui.

Posts Recentes

Deixe um comentário