ATLETA AMAZONENSE É O PRIMEIRO INDÍGENA A REPRESENTAR O BRASIL NO MUNDIAL DE TIRO COM ARCO

Pela primeira vez um atleta indígena do Amazonas representará o Brasil no Campeonato Mundial de Tiro com Arco que acontecerá ainda esse ano na Argentina.

show_Nelson_Silva_de_Moraes__foto_Felipe_Lobo_-_FAS-1-600x400

O atleta da etnia kambeba Nelson Silva de Moraes, de 17 anos, conquistou a classificação para o Mundial no último final de semana.

A seletiva ocorreu na cidade de Maricá, RJ, onde Nelson competiu com 17 atletas de todo o Brasil. Ele e mais dois finalistas irão representar o país na categoria cadete, onde participam atletas de 16 a 18 anos, que será realizado na cidade de Rosário, Argentina, em outubro de 2017.

Para Nelson, a classificação representa um passo a mais rumo a um sonho que é competir em uma Olimpíada. “Quando comecei em 2014 não imaginava que um dia estaria competindo em um Mundial com os melhores da categoria, com certeza isso me dá confiança de poder realizar meu sonho e representar o Brasil em uma Olimpíada”, comenta o atleta.

Nascido na comunidade kambeba Três Unidos, a 70 km de Manaus, Nelson (Inha, em kambeba) faz parte do Projeto de Arquearia Indígena da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) desde 2014, já participou de competições internacionais como o Arizona Cup (EUA), onde conquistou a medalha de bronze, e o Campeonato Panamericano na Costa Rica, conquistando medalha de ouro pela equipe mista.

A classificação para um Campeonato Mundial é inédita para o atleta e para o Amazonas.

Sobre o projeto Arquearia Indígena do Amazonas:

O projeto tem o objetivo de contribuir para a popularização da arquearia e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia.

É uma iniciativa da FAS, em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco) e apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e do Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel), e para os Povos Indígenas (Seind).

A iniciativa conta com o patrocínio das Lojas Bemol e Fogás, por Meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e de forma inédita, pretende colaborar para a formação de atletas de alto rendimento e o fortalecimento da equipe brasileira de tiro ao arco para competições locais, nacionais e internacionais, incluindo a Olimpíada de Tokyo 2020.

*Com informações de assessoria de imprensa da FAS.

Posts Recentes

Deixe um comentário