DICAS DE COMO LAVAR ROUPA COLORIDA SEM PERDER A COR

A correta separação das roupas e o processo de pré-lavagem é fundamental para manter a durabilidade e a cor  das roupas. Pensando nisso, separamos para você dicas de como lavar roupas coloridas  sem perder a cor:

SEPARAÇÃO

Antes de lavar as roupas, separe-as pela cor da seguinte forma: Cores claras (branco, bege, cinza), cores escuras (preto, azul marinho) e cores intermediárias (vermelho, laranja).

Também é necessário separa roupas delicadas, como roupas íntimas, viscose, malhas de lã, seda, tecidos bordados e com renda. O processo de centrifugação em máquina danifica as fibras de alguns tecidos dessa natureza.

PRÉ-LAVAGEM

Quando a roupa estiver muito suja ou manchada, o ideal é realizar uma pré-lavagem a mão. Para facilitar, antes de colocar as roupas na máquina, examine-as uma por uma verificando os seguintes itens:

  • Se a roupa estiver muito suja, deixe de molho por 30 minutos ou mais;
  • Feche os zíperes, botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem outras peças;
  • Amarre cordões e cintos sem apertar muito;
  • Examine  todos os bolsos e retire tudo que tiver dentro deles;
  • Desdobre as mangas das camisas.

LAVAGEM

Após a pré-lavagem, coloque as roupas na máquina, respeitando seu limite máximo e as cores da separação. Para que as roupas fiquem bem lavadas, elas precisam de espaço para se mover.  Portanto não encha demais a lavadora.

Em seguida, ajuste o nível de água da maquina de acordo com o volume de roupa. Esse nível varia dependendo do modelo da  lavadora.  Se as roupas não estiverem cobertas de água, aumente o nível.

Outra dica é dissolver o sabão em pó na água antes de colocar na máquina, para evitar manchas nas roupas.

SECAGEM

Pendure as roupas no varal dando espaço entre elas para que o vento possa circular com facilidade. Estenda as roupas escuras e coloridas ao avesso, sempre à sombra. Camisas e blusas devem ser estendidas, preferencialmente, em cabides.

DICAS PARA NÃO DESBOTAR E CUIDADOS EXTRAS COM AS ROUPAS

  • Para conservar a cor das roupas adicione meia xícara de vinagre ou cinco colheres de sal para cada ciclo de lavagem.  Esse procedimento dá durabilidade à cor, pois o sal e o vinagre têm substâncias fixadoras;
  • O amaciante deve ser diluído em água, independente da máquina ter um reservatório separado para isso. O excesso de amaciante provoca manchas e prejudica a manutenção da lavadora;
  • Em caso de roupas escuras e coloridas, vire a roupa do avesso antes de lavar para ajudar a prevenir desbotamento;
  • Em casos de roupas delicadas, pode-se utilizar sacos feitos de poliéster e que servem para a proteção das roupas. Esse caso só é válido para roupas que podem ser lavadas à maquina, mas necessitam de proteção. A dica é  utilizar  fronhas que usadas ao avesso cumprem a mesma função dos sacos protetores;
  • Para remoção de manchas, recomenda-se a utilização apenas de alvejante sem cloro e à base de oxigênio;
  • Para as pessoas alérgicas ao perfume do amaciante, o vinagre branco é um bom substituto;
  • Para verificar se a peça colorida solta tinta, faça o seguinte teste: umedeça uma parte do avesso da peça colorida e coloque em seguida um pano seco e branco por cima. Passe ferro quente sobre o pano. Caso o pano fique manchado, é sinal de que o tecido solta tinta e a peça deve ser lavada separadamente das outras.

Veja nossas opções de lavadores em nosso site, clique aqui.

Posts Recentes

Deixe um comentário