Uma dúvida recorrente na hora da compra de uma câmera fotográfica nem sempre está na qualidade mas também no zoom que ela possui, e por muitas vezes o consumidor não sabe a diferença entre os tipos de zoom oferecidos e acabam optando por câmeras com maior número acreditando que seja a melhor quando na verdade deve-se prestar atenção no tipo de zoom que a câmera possui.

Reunimos algumas informações de como diferenciar o zoom oferecido para que você possa escolher o que melhor de adapta ao seu dia a dia.

Zoom Ópitico

 

Conhecido como zoom real devido ao fato de aproximar a imagem do objeto fotografado como se o objeto estivesse perto de quem irá fotografar. Funciona através de um jogo de lentes onde o foco principal é alterado.

As lentes funcionam como se fosse um óculos, ou seja, a lente normal capta a imagem e ao colocar outra lente a imagem é aumentada sem perder nenhum detalhe do que foi fotografado.

Zoom Digital

 

O zoom digital é inferior ao zoom óptico e tal fato é notado claramente em qualquer imagem. Funciona através de um software interno da câmera que aumenta a região da imagem fotografada da mesma forma como um programa de computador.

Imagine fotografando um quadro na parede de um museu, para não aproximar-se usa o zoom digital. Na tela da câmera a imagem parece nítida no entanto quando passada para um computador a imagem esta distorcida, borrada e sem foco. Isso ocorre pois os softwares das câmeras serem muito fracos assim dificultando o redimensionamento da imagem. Existem câmeras que podem distorcer o mínimo devido a sua programação mas de qualquer forma o zoom digital ainda é inferior ao zoom óptico.

Posts Recentes

Deixe um comentário