Blog Bemol

Personagem
28 nov 2012
panela
Home » Destaques » Panelas: Vantagens x Desvantagens

Panelas: Vantagens x Desvantagens

Postado por Equipe Bemol em Destaques, Dicas, Utilidades domésticas
0

Para ter uma alimentação saudável além de selecionar os alimentos deve-se preocupar se sua panela é adequada. Sabia as vantagens e desvantagens de cada material e como melhor utilizá-las.

Panela Antiaderente

Evita com que o alimento grude, assim permite a redução da quantidade de óleo usada no preparo das refeições. Seu revestimento interno impede a transferência do material de base da panela, geralmente alumínio, para a comida. Como seu revestimento é um plástico que pode desprender-se com o passar do tempo o ideal é usar colheres de pau evitando arranhá-las com talheres e esponjas de aço.

Panela de Inox

Feita de aço inoxidável que é composto por ferro, cromo e níquel. Seu material é durável e demora a esfriar, mas também a esquentar, distribui o calor de forma homogênea e é ideal para o preparo de cozidos, guisados e molhos. No primeiro uso ferva água, que será descartada, por três ou quatro vezes consecutivas para ajudar a eliminar o níquel que ela libera nesse fase. O níquel é tóxico ao organismo e frequentemente é associado a males como dermatites de contato, distúrbios renais e hepáticos. Esse tipo de panela deve ser evitado por pessoas alérgicas ou que tenham sensibilidade a níquel.

Panela de Alumínio

É o tipo de panela mais barata e fácil de encontrar no mercado, as de fundo grosso são as melhores para dourar alimentos sem soltar água. No entanto,  o metal pode interferir na cor e até no sabor da comida. Não distribui nem mantém a temperatura e é mais difícil de lavar. O uso desta panela é contraindicado para portadores de insuficiência renal.

Panela Ágata

Também conhecida como panela esmaltada, são feitas de ferro ou alumínio e revestidas de esmalte. Sua camada esmaltada age como barreira contra a proliferação de bactérias que podem contaminar os alimentos.No entanto, seu uso já foi ligado à hipertensão, aterosclerose, disfunção pulmonar e infertilidade masculina. Para evitar o amarelamento do esmalte, pode-se passar álcool na superfície.

Qual panela se adapta melhor ao seu dia a dia?