A maioria da população tem dúvida sobre a diferença entre DVD e Blu-ray. Qual a diferença entre eles? Qual vantagem de cada uma? Falaremos sobre as diferenças práticas entre as duas tecnologias. Conhecendo melhor cada uma, você poderá fazer a escolha que se adequá melhor no seu dia a dia.
DVD e Blu-ray são discos de armazenamento de dados digitais tem como diferenças entre eles a capacidade de armazenamento e a tecnologia usada para gravar e ler estes dados.
O DVD tem capacidade de 8,5 GB, armazena filmes e shows com até 480 linhas verticais não-entrelaçadas (480p), resolução conhecida como EDTV, formato intermediário entre a resolução padrão (SDTV) e a alta definição (HD), diferente do Blu-ray que tem capacidade de armazenar até 50 gigabytes (5 vezes mais que um DVD) por isso se faz necessário o uso de um laser azul-violeta permitindo gravar mais dados na mesma superfície utilizada no DVD sendo o formato da nova geração para filmes e shows em alta definição (HD, 720p, ou Full HD, 1080p).
No entanto, qualidade de imagem não esta apenas relacionada com DVD ou Blu-ray. Na época que o DVD tornou-se popular o mercado de TVs de alta definição não existia, com isso os distribuidores de filmes optavam pelos DVDs com vídeos de 480 linhas (resolução de imagem de TVs de tubo).
Com a popularização das TVs HD e FullHD (780 ou 1024 linhas) os vídeos em DVD passaram a ter qualidade inferior, já que é preciso que a imagem seja esticada para ocupar a tela inteira de TVs como essas, tal diferença de resolução é bastante sensível inclusive pela influencia nas cores e dimensões das TVs de tubo. Assim a popularização do Blu-ray se fez devido a ligação de uma tecnologia com a outra.
O Blu-ray não substituirá o DVD em curto prazo devido ao fato de ainda ter muitos usuários de DVD. Mas se você deseja ter um novo player o BLu-ray é o mais indicado, você não precisará desfazer-se dos DVDs que já o Blu-ray é 100% compatível com os discos de DVD antigos.