Blog Bemol

Personagem
29 nov 2012
dvdxbluray
Home » Dicas » DVD x Blu-ray

DVD x Blu-ray

Postado por Equipe Bemol em Dicas, DVDs & Bluray
0

A maioria da população tem dúvida sobre a diferença entre DVD e Blu-ray. Qual a diferença entre eles? Qual vantagem de cada uma? Falaremos  sobre as diferenças práticas entre as duas tecnologias. Conhecendo melhor cada uma, você poderá fazer a escolha que se adequá melhor no seu dia a dia.

DVD e Blu-ray são discos de armazenamento de dados digitais  tem como diferenças entre eles a capacidade de armazenamento e a tecnologia usada para gravar e ler estes dados.

O DVD tem capacidade de 8,5 GB, armazena filmes e shows com até 480 linhas verticais não-entrelaçadas (480p), resolução conhecida como EDTV, formato intermediário entre a resolução padrão (SDTV) e a alta definição (HD), diferente do Blu-ray que tem capacidade de  armazenar até 50 gigabytes (5 vezes mais que um DVD) por isso se faz necessário o uso de um laser azul-violeta permitindo gravar mais dados na mesma superfície utilizada no DVD sendo o formato da nova geração para filmes e shows em alta definição (HD, 720p, ou Full HD, 1080p).

No entanto, qualidade de imagem não esta apenas relacionada com DVD ou Blu-ray.  Na época que o DVD tornou-se popular o mercado de TVs de alta definição não existia, com isso os distribuidores de filmes optavam pelos DVDs com vídeos de 480 linhas (resolução de imagem de TVs de tubo).

Imagem de DVD em TV de alta definição.

Com a popularização das TVs HD e FullHD (780 ou 1024 linhas) os vídeos em DVD passaram a ter qualidade inferior, já que é preciso que a imagem seja esticada para ocupar a tela inteira de TVs como essas, tal diferença de resolução é bastante sensível inclusive pela influencia nas cores e dimensões das TVs de tubo. Assim a popularização do Blu-ray se fez devido a ligação de uma tecnologia com a outra.

Imagem em Blu-ray em uma TV FullHD.

O Blu-ray não substituirá o DVD em curto prazo devido ao fato de ainda ter muitos usuários de DVD. Mas se você deseja ter um novo player o BLu-ray é o mais indicado, você não precisará desfazer-se dos DVDs que já o Blu-ray é 100% compatível com os discos de DVD antigos.